responsabilidade social
Larissa Peiter
Professor - Rosangela Becker Cossa
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso EMD0090 – Prática do Módulo 1
10/06/2011
RESUMO
Visando a uma maior eficácia e eficiência na administração hospitalar, surge a proposta do hospital como empresa social de saúde, introduzindo o enfoque empresarial na concepção, desenvolvimento e gestão desta organização. A aplicação da racionalidade econômico-empresarial nos serviços de saúde não pode perder de vista a finalidade social dessas organizações. O respeito à dignidade humana exige que se leve a sério a questão ética e da responsabilidade social dessas organizações. O presente artigo discute uma proposta para incorporação dessas questões na gestão hospitalar que se desenvolve nesse cenário.
Palavra-chave: Responsabilidade Social. Desenvolvimento. Ética.
1 INTRODUÇÃO A responsabilidade social se apresenta como um tema cada vez mais importante no comportamento das organizações e exerce impactos nos objetivos, nas estratégias e no próprio significado de empresa.
A globalização, na medida em que pressupõe uma evolução dos meios de comunicação e das tecnologias de informação, influi também na conduta das empresas, já que seus atos passam a ser, cada vez mais, públicos e, logo, sujeitos ao controle social, o que demanda um cuidado muito maior com imagem que a organização transmite à sociedade.
E é nesta conjuntura que se encontra o objetivo deste trabalho, ou seja, contribuir para um melhor entendimento dos conceitos de responsabilidade social.Contudo, observa-se que a responsabilidade social da empresa passa por uma atuação. Com base em princípios éticos elevados, que vai além da obrigação de respeitar as leis, vai além de angariar lucros e vai além da sonegação fiscal, percebe-se que sua responsabilidade é com o desenvolvimento social, promovendo, de alguma forma, uma nova cultura, e dando uma