Responsabilidade social
Resumo:
Bom, eu prefiro resumir o texto lido em poucas linhas, pois mais a frente eu comentárei meu ponto de vista sobre o que é Responsabilidade Social.
O texto 'Responsabilidade Social', deixa evidente que muitas pessoas talvez até gostariam de ajudar com a ideia, mas... por achar que estão fazendo isso sozinhas nem se quer começam a agir. O que mais se ouve, são pessoas dizendo "Se uma só pessoa fazer não adianta, e etc...", mas como foi dito no texto, temos que fazer nossa parte, pois se pensarmos assim ninguém agirá.
O que significa Responsabilidade Social para mim:
Para mim Responsabilidade Social é um conjunto de conceitos e ações que contribui para fazer um mundo melhor com a participação de todos e isto inclui toda e qualquer atitude que tomemos para que este fim seja alcançado.
É na decisão individual e cotidiana que se fará a efetiva responsabilidade social. Quando assumimos o papel de cidadão, integrante e responsável por esta sociedade, refletidas em atitudes simples, como por exemplo, consumir com consciência, descartar papel no lixo, relacionar-se sem qualquer espécie de discriminação ou preconceito, exercer o voto consciente, cobrar ações de nossos governantes, reelegê-los quando realizarem um trabalho coerente com suas promessas de campanha e necessidades da sociedade ou excluí-los em caso contrário, entre outras atitudes que se enumeradas seriam infindáveis.
Responsabilidade no dia-a-dia:
A Responsabilidade Social somente existe de fato quando tomamos consciência de que vivemos numa sociedade e que a Lei mais verdadeira do mundo é aquela que diz: "Toda ação é seguida de uma reação", ou seja, toda e qualquer atitude que se tome, terá alguma conseqüência para mim e/ou para o outro (s). Podendo ser positiva ou não, tudo dependerá da ação inicial, intenção e energia despendida.
Ser responsável socialmente é ter a ciência de que, se gastarmos água em demasia, colaboramos para sua escassez e seus reflexos