Responsabilidade social
A responsabilidade social se apresenta como um tema cada vez mais importante no comportamento das organizações, exercendo impactos nos objetivos, estratégias e no próprio significado da empresa.
A responsabilidade social surgiu como consequência de diversos movimentos que aconteceram para atender à nova demanda de necessidades da sociedade. Em 1987, a Comissão Mundial de meio Ambiente e Desenvolvimento da Organização das Nações Unidas (ONU) iniciou a discussão sobre sustentável, posteriormente foi aprofundada durante a Eco 92 , dando origem à Agenda 21 , um documento de compromisso das nações signatárias para a solução de problemas sócio ambientais de âmbito global.
Depois dessa reviravolta no âmbito nacional, a busca das empresas para adotar os conceitos da responsabilidade social em sua gestão justifica a criação das metodologias e normas (ISSO 9001, ISSO 14001, ISSO 26000) que vem sendo publicadas para orientar o processo.
Segundo Daft (1999), a responsabilidade social é a obrigação da administração de tomar decisões e ações que irão contribuir para o bem estar e os interesses da sociedade e da organização. Uma questão importante a ser levantada é o que leva as empresas a adotarem a responsabilidade social em seus negócios e por que o investimento vem crescendo nessa área. Uma resposta a esta questão é que na verdade, a responsabilidade social, cria valores para a empresa em termos de benefício competidor.
O Instituto Ethos (2003), considera que a responsabilidade social vai além da postura legal da empresa, da prática da filantropia ou do apoio da comunidade. Significa mudança de atitude, numa perspectiva de gestão empresarial com foco na qualidade das relações e na geração de valor para todos.
A responsabilidade social empresarial está entre as tendências mais importantes que influenciam a teoria e a prática da administração neste início de novo milênio e está sendo, também a pauta de discussão de