Responsabilidade social e meio ambiente
A Dengue hemorrágica é a forma grave de dengue. No inicio são os mesmos sintomas do dengue clássico, mas após o 5° dia alguns pacientes começam a apresentar sangramento e choque. As hemorragias ocorrem em vários órgãos. Este tipo de dengue pode levar a pessoa à morte. Dengue hemorrágico necessita sempre de um acompanhamento médico de modo que uma unidade de saúde deve sempre ser procurada pelo paciente.
O avanço do Dengue tipo 4 está sendo uma ameaça a saúde pública no Brasil. Não que o vírus seja mais ou menos perigoso q os outros 3, mas pela entrada em ação de mais uma variação do microorganismo. Existem quatro tipos do vírus da dengue, eles causam os mesmos sintomas. A diferença é que, cada vez que você pega um tipo do vírus, não pode mais ser infectado por ele. Ou seja, na vida, a pessoa só pode ter dengue quatro vezes.
Transmissão: A infecção pelo vírus, transmitido pela picada do mosquito aedes aegypti , uma espécie hematófaga ( ou seja, que se alimenta de sangue) que tem origem na África que chegou ao continente americano na época da colonização. Não há transmissão pelo contato de um doente ou suas secreções com uma pessoa sadia, nem fontes de água ou alimento. Não há transmissão pelo contato de um doente ou suas secreções com uma pessoa sadia, nem fontes de água ou alimento.