Responsabilidade social e meio ambiente
Apesar do Brasil nos últimos anos ter se desenvolvido consideravelmente, diminuído em 50% a pobreza do país, ter sido o primeiro a distribuir o medicamento para o tratamento do vírus HIV, ter reduzido a quase zero a mortalidade infantil, favorecer a mulher no mercado de trabalho, ter um grande aumento no índice de alfabetização, ou seja, ter melhorado bastante em todos os aspectos, eu acredito que até 2015, não será possível atingir todas as metas estabelecidas pelos objetivos do milênio, pois ainda existem muitos problemas a serem resolvidos e o que mais me preocupa é a sustentabilidade ambiental. Isto porque enfrentamos muitos problemas com o desmatamento, com a distribuição do saneamento básico em algumas regiões “principalmente nas cidades do interior do norte e nordeste”, o alto consumo de gases que prejudicam o meio ambiente, etc.
Não vai ser fácil controlar tudo isso com pulso firme, pois diariamente acompanhamos nos noticiários o desmatamento da Amazônia, os extratores de madeira agindo ilegalmente, muitas vezes com o consentimento dos órgãos públicos que são pagos para a fiscalização que acabam cedendo aos donos das madeireiras através de pagamento de propinas.
Outro problema a ser enfrentado é a divisão de verbas que hoje não funciona como deveria em nosso país. Muitas vezes a verba para o saneamento básico é utilizada para outros programas do governo sem que o mesmo se importe com a erradicação das doenças que esse problema vem causando aos municípios que não a possuem.
No meu conceito o Brasil vai melhor muito, mas acredito que nem todas essas metas serão cumpridas dentro do prazo