Responsabilidade social empresarial
REPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL
CURITIBA 2013
Daniele Soares
Jheniffer Coronado
Mariana Mussi
Natasha Tavares
TRABALHO DE SEMINÁRIOS
CURITIBA 2013
RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL
Responsabilidade Social Empresarial é a forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais ela se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais compatíveis com o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para gerações futuras, respeitando adversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais.
As consequências da prática de responsabilidade sociais são visíveis, por exemplo, no caso de benefícios para os colaboradores, estará favorecendo para a existência de um clima organizacional benéfico e saudável, o que implicará positivamente à produção. No ambiente externo, proporcionará um aumento na credibilidade da organização, confiança e preferência dos clientes, afetando positivamente na imagem da organização. Diante do exposto não se pode negar que a responsabilidade social empresarial tem vantagens competitivas, uma vez que age com integridade, honestidade, solidariedade, ética, porém não deve ser o motivo que move a ação.
CONTRIBUIÇÃO DAS EMPRESAS
O primeiro passa para estabelecer práticas de responsabilidade social é criar uma missão que reflita as metas e os princípios da empresa e integrá-la ás práticas diárias da empresa, por meio de compartilhamento destas metas e princípios com os dirigentes e funcionários.
Como medida de responsabilidade social, incluem-se o treinamento de funcionários, o apoio às escolas locais, a não utilização de mão-de-obrainfantil ou escrava, o respeito ao meio ambiente e a reciclagem de resíduos. As empresas contribuindo para o desenvolvimento de uma sociedade justa e saudável, além de obterem diversas vantagens competitivas, ainda melhorarão o seu desenvolvimento e resultado.