responsabilidade socia etica Resenha Manuel 2014
Por: Manuel Eduardo Timana
Email: bigtimana@hotmail.com
OBRA: Responsabilidade Social e Ambiental das Empresas
De: Jorge Rodrigues e Manuela Duarte
Escolar Editora, 2009.
A Responsabilidade Social nas Empresas teve seu início na década de 60, nos EUA, época em que este País, assim como outros desenvolvidos, ainda não conviviam com a gravidade dos problemas de ordem social actual, sendo motivado por uma maior conscientização de grupos da sociedade, frente à decadência de grandes centros urbanos, o aumento dos problemas ambientais, e o movimento contra o consumo inconsequente e desenfreado. A cada ano que passa, a progressiva consolidação do processo de globalização económica, torna o ambiente empresarial mais competitivo. E nesse processo tem ficado evidente, que os espaços para as empresas que não actuarem sob a fundamentação de princípios éticos, tenderá a ser gradativamente diminuído, e as mesmas poderão estar fadadas a serem excluídas do mercado, pois a ideia de que a razão de existir de uma empresa é somente gerar lucros aos seus accionistas, está sendo questionada.
O foco central da responsabilidade social é o comprometimento responsável e civilizado, com a satisfação e os anseios de todos os envolvidos com a empresa, da comunidade local e da sociedade como um todo.
Adoptar uma postura socialmente responsável, não significa somente fazer acções de carácter filantrópico com a comunidade, mas também, assumir o compromisso com a qualidade de vida dentro das empresas com seus funcionários e colaboradores, manter o bom relacionamento com clientes e fornecedores num contexto de ética corporativa, ter qualidade de produtos e serviços, e qualidade total.
As empresas na actualidade, em função da sua importância económica, assumem vários níveis de relacionamento:
Com seus funcionários, directamente ou através dos seus sindicatos.
Com os consumidores, que por