Responsabilidade do endomarketing
Danielen santos martins REVISÃO DE LITERATURA
1.1. Responsabilidade do endomarketing. Hoje em dia as empresas têm uma visão ampla administrativa. Não se trata uma empresa só de dentro para fora, trata-se também de dentro para dentro. Segundo Flavio Tófani (ano, p.) “cada dia mais, a comunicação das empresas precisa mostrar ao público como elas são por dentro, quais as suas motivações, qual a sua visão”. Segundo os professores Paulo Meira e Renato Oliveira (2013):Além de informar, o endomarketing serve para direcionar e disciplinar os gestores e os diretores para determinar as atitudes de aproximação com os funcionários e como as ideias são transmitidas de indivíduo para indivíduo dentro de um mesmo ambiente.
Com base nesses conceitos, constata-se que o conceito de marketing interno ou endomarketing envolve tema como motivação dos funcionários, comunicação, comprometimento, valores, instrumentos de marketing e satisfação do consumidor. (MEIRA; OLIVEIRA, 2013). Apesar de só agora termos consentimento desta ferramenta, ela já existe a muito tempo. “Desde a década de 50, no mundo inteiro. Dai até o momento atual.” ( MEIRA ; OLIVEIRA. 2013). Depois disso que as empresas passaram a ter novas maneiras de se comunicar com os seus colaboradores.
O endomarketing é portanto, um processo que visa adequar a empresa ao entendimento do mercado, tornando-a mais competitiva a partir da integração de seus funcionários a estrutura organizacional, como sua característica preponderante. Está o objetivo de estabelecer, conforme Bekin (2004), um processo permanente de motivação do funcionário conferindo-lhe dignidade, responsabilidade e liberdade de iniciativa. Este processo motivacional deve ser algo integrado ao cotidiano da empresa (MEIRA; OLIVEIRA, 2013). As empresas cada vez mais assumem uma responsabilidade com colaboradores e clientes. “Nesse momento, a