RESPONSABILIADE SOCIAL
3. RESPONSABILIDADE SOCIAL 2
3.1 DEFINIÇÃO 2
3.2 VALOR DA MARCA E RSC 2
3. RESPONSABILIDADE SOCIAL
3.1 DEFINIÇÃO
A Responsabilidade Social Corporativa (RSC) tem sido tema de destaque tanto nos meios empresariais,quanto nos acadêmicos (NAN; HEO, 2007; GOLOB et al., 2008; SWAEN; CHUMPITAZ, 2008; DU etal., 2011; MANDHACHITARA; POOLTHONG, 2011, MELO; GALAN, 2011). O crescente interesse pela RSCé creditado ao reconhecimento da interdependênciaentre as ações das empresas e a sociedade. (GALAN;MELO, 2011; DAMEDA, 2012).
Segundo resultado de algumas pesquisas , os stakeholders (consumidores , funcionários , investidores e fornecedores) , tem cada vez mais se atendado ao fator de RSC , agindo de forma a beneficiar empresas com praticas aceitáveis , estas possuindo melhores benefícios e uma comunicação positiva entre os stakeholders ,e punir empresas que se negligenciam a agir de forma social , estas sofrendo comunicação negativa e boicotes (DU etal., 2010).
De acordo com Peloza e Shang (2011), existem 3 grupos de classificação da responsabilidade social , sendo filantropia,(praticas relacionadas ao marketing de causas , doações de dinheiro , as praticas de voluntariado e as relacionadas ao envolvimento direto com a comunidade), as praticas de negocio ( envolve a proteção ao meio ambiente através da redução de gases e componentes nocivos, comportamento éticos em todas as praticas da empresa, e o combate ao trabalho infantil) e as praticas que estão diretamente relacionadas ao produto final ofertado pela empresa (fornecer produtos livres de resíduos e que não agridam o meio ambiente).
3.2 VALOR DA MARCA E RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA
Para Aeker (1998) , o valor da marca nada mais é que um conjunto de ativos e passivos ligados a uma marca, que se somam ou se subtraem do valor proporcionado por seus produtos e serviços de forma a construir a imagem. O valor da marca, diferente dos ativos que estamos acostumados , que se baseiam em valores