Respiração no canto
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO PARA PROFESSORES DE MÚSICA
DO ENSINO FUNDAMENTAL PÚBLICO
SILVANA VALÉRIO DA SILVA
CULTURA E PLANEJAMENTO Trabalho apresentado ao curso de Especialização Para Professores de Música do Ensino Fundamental Público da Escola de Música e Belas Artes do Paraná Orientado por: Profª. Me.
CURITIBA – PR
2013
1. INTRODUÇÃO Os cantores necessitam estar cientes de como seus corpos são estruturados principalmente as estruturas e os movimentos da respiração, pois cantar está totalmente relacionado à respiração e é de grande importância que se aprenda como usar o corpo na totalidade como um suporte para a voz. As estruturas vocais dos seres humanos são suportadas pela estrutura óssea sendo muito importante adquirir algum conhecimento sobre o esqueleto que é construído a partir da coluna vertebral. Cantar exige uma demanda vocal inúmeras vez maior que falar, apesar de utilizarem os mesmos órgãos fonoarticulatórios, cantar envolve diversos recursos e ajustes do aparelho fonador que variam de acordo com as exigências importam pela música.
2. O SISTEMA RESPIRATÓRIO O sistema respiratório tem início no nariz, já que o ar entra primeiro nas fossas nasais pelo ato da inspiração. O ar entra no trato respiratório por meio de duas aberturas chamadas narinas em seguida flui pelas cavidades nasais, que são revestidas por uma mucosa respiratória, é o septo nasal que separa essas duas cavidades. É na