Respiração celular
A respiração celular é um fenômeno que consiste basicamente no processo de extração de energia química acumulada nas moléculas de substâncias orgânicas diversas, tais como carboidratos e lipídios.
Nesse processo, verifica-se a oxidação de compostos orgânicos de alto teor energético, produzindo gás carbônico e água, além da liberação de energia, que é utilizada para que possam ocorrer as diversas formas de trabalho celular.
2. Qual é o organoide responsável pela respiração celular?
A mitocôndria, que atua como uma verdadeira usina de energia.
3. Explique resumidamente a glicólise.
A glicólise é uma fase da respiração aeróbia que ocorre no hialoplasma, onde estão as enzimas que catalisam as suas reações. Primeiramente, a molécula de glicose é ativada por um meio de um “investimento” inicial de duas moléculas de ATP. Em seguida, ela é desidrogenada e, depois de passar por vários compostos intermediários (daí a liberação de energia em pequenas quantidades), produz duas moléculas de ácido pirúvico. São produzidas também duas moléculas de NADH e quarto de ATP. Com dois ATPs foram “gastos” para ativar a glicose, há um saldo de dois ATPs.
4. Explique resumidamente o ciclo de Krebs.
As moléculas de ácido pirúvico resultantes da degradação da glicose penetram no interior das mitocôndrias, onde ocorrerá a respiração propriamente dita. Cada ácido pirúvico reage com uma molécula da substância conhecida como coenzima A, originando três tipos de produtos: acetil-coenzima A, gás carbônico e hidrogênios.
5. Explique resumidamente a cadeia respiratória.
Cadeia respiratória é uma etapa da respiração celular. Esta etapa ocorre nas cristas mitocôndriais, onde se encontram transportadores proteicos com diferentes graus de afinidade para os elétrons. As moléculas de NADH e de FADH2, anteriormente formadas (Glicólise e Ciclo de Krebs), transferem os elétrons que transportam para as proteínas (Citocromos) da