Resonancia magnética
Aplicações da radiação ionizante:
Radioterapia
Consiste em eliminar tumores malignos (cancerígenos) utilizando radiação gama, raios X ou feixes de elétrons. O princípio básico é eliminar as células cancerígenas e evitar sua proliferação, e estas serem substituídas por células sadias.
Braquiterapia
Trata-se de uma radioterapia localizada para tipos específicos de tumores e em locais específicos do corpo humano. Para isso são utilizadas fontes radioativas emissores de radiação gama de baixa e média energia,encapsuladas em aço inox ou em platina, com atividade da ordem de dezenas de Curies. Os isótopos mais utilizados são Ir-192, Cs-137, Ra-226. As fontes são colocadas próximas aos tumores, por meio de aplicadores, durante cada sessão de tratamento. Sua vantagem é afetar mais fortemente o tumor, devido à proximidade da fonte radioativa, e danificar menos os tecidos e órgãos próximos.
Aplicadores
São fontes radioativa beta emissora distribuídas sobre uma
Superfície, cuja geometria depende do objetivo do aplicador. O Sr-90 é um
Radionuclídeo muito usado em aplicadores dermatológicos e oftalmológicos.
O princípio de operação é a aceleração do processo de cicatrização de
Tecidos submetidos a cirurgias, evitando sangramentos (operação de).
(Pterígio) e queloides (cirurgia plástica), de modo semelhante a uma.
Cauterização superficial.
Radioisótopos
Alguns tratamentos utilizam medicamentos contendo radioisótopos, inoculados no paciente por meio de ingestão ou injeção, com a garantia de sua deposição preferencial em determinado órgão ou tecido do corpo humano. Por exemplo, isótopos do iodo