RESOLUÇÃO DE TEXTE DE CIÊNCIA POLITICA
É a disciplina que estuda as manifestações, as formas e as regularidade dos factos político em si mesmo através do comportamento dos indivíduos, mediante métodos de observação.
No sentido amplo:
Refere a todos os conhecimentos, seja qualquer for o método empregado na sua obtenção, relativos à compreensão, explicação e fundamento racional dos factos políticos ordenados e sistematiza em função do seu objecto.
2. Com base no trecho acima exposto, começaremos a analisar o pensamento politico de Platão e depois enquadrar na governação Moçambicana.
Primeiro dizer que Platão se distancia do mundo real, pois ele é idealista. Com base nisso ele inventa uma cidade que não existe em parte alguma, em nenhum lugar trata-se da utopia , ou uma coisa fictícia ou imaginaria como se estivesse concretamente realizado.
O Platão aborda sobre a cidade ideal, na qual neste tipo de sociedade séria abolida a propriedade privada, porque gerava conflitos de interesses entre ela, neste caso o Estado e a família. Também da família como instituição deveria ser abolida, porque nela o amor dos pais pelos filhos prevalência sobre a dedicação ao bem público.
Analisando ao fundo - A Sociedade ideal ou a Cidade ideal, é um projecto de construção de uma sociedade mais justa, mais racional, de uma sociedade colectivista e dominada pelo Estado, única maneira para resolver o problema da justiça e se poder caminhar para uma sociedade mais justa.
Noutras maneira de ver para Platão a cidade ideal refere-se à ligação entre a bondade da sociedade política e o individuo, é um todo unitário entre o cidadão e a Polis(Cidade), uma constituição política para o homem bom e verdadeiro ou em outras palavras, simplificando como se refere Cunha(2006, p.38) – O que é bom para administração da polis é bom, também,