Resolução Capitulo 8- Arquitetura de Sistemas Operacionais
Questões Capitulo 8 – Gerencia do Processador
1-O que é política de escalonamento de um sistema operacional?
R: Manter o processador ocupado a maior parte do tempo, balancear o uso da CPU entre processos, privilegiar a execução de operações criticas entre outras.
2-Quais as funções do escalonador e do dispatcher?
R: Implementar os critérios da política de escalonamento. O dispatcher é responsável pela troca de contexto dos processos, após o escalonador determinar qual processo deve fazer uso do processador.
3-Quais os principais critérios utilizados na política de escalonamento?
R: São seis: Utilização do Processador, Throughput, Tempo de Processador/Tempo de UCP, Tempo de Espera, Tempo de Turnaround, Tempo de Resposta.
4-Diferencie Tempo de Processador espera turnaround e resposta.
R:Tempo de processador ou tempo de UCP é o tempo que um processo leva no estado de execução durante seu processamento. Tempo de espera é o tempo total que um processo permanece na fila de pronto durante seu processamento, aguardando para ser executado. Tempo de turnaround é o tempo que um processo leva desde a sua criação até ao seu término, levando em consideração todo o tempo gasto na espera para alocação de memória, espera na fila de pronto (tempo de espera), processamento na UCP (tempo de processador) e na fila de espera, como nas operações de E/S. Tempo de resposta é o tempo decorrido entre uma requisição ao sistema ou à aplicação e o instante em que a resposta é exibida.
5-Diferencie os escalonamentos preemptivos e não-preemptivos.
R:No escalonamento preemptivo, o sistema operacional pode interromper um processo em execução . No escalonamento não-preemptivo, quando um processo está em execução, nenhum evento externo pode ocasionar a perda do uso do processador. O processo somente sai do estado de execução, caso termine seu processamento.
6-Qual a diferença entre os escalonamentos FIFO e circular?
R: O FIFO é um escalonamento