trabalho sobre valão poluído com esgoto
O coração é um órgão muscular oco, localizado no interior da cavidade torácica. Sua função é bombear o sangue oxigenado (arterial) proveniente dos pulmões para todo o corpo e direcionar o sangue desoxigenado (venoso), que retornou ao coração, até os pulmões, para sofrer a hematose.
O coração está envolto por um saco chamado pericárdio que consiste em duas partes: pericárdio fibroso superficial composta de tecido conjuntivo irregular, denso, resistente e inelástico. E pericárdio seroso que é uma membrana mais fina e delicada que circunda o coração. Além desta existem outras três camadas: o epicárdico, camada mais externa do coração composta de tecido seroso; o miocárdio é a camada média e a mais espessa do coração. É composto de músculo estriado cardíaco, responsável pela contração e bombeamento do sangue para os vasos e tecidos; e o endocárdio que é a camada mais interna do coração. É uma fina camada de tecido composto por epitélio pavimentoso simples sobre uma camada de tecido conjuntivo que possui superfície lisa e brilhante permite que o sangue corra facilmente sobre ela.
Divisão e grandes vasos do coração
O coração é divido em câmaras, sendo duas superiores chamadas de átrios direito e esquerdo que recebem o sangue, e as inferiores chamadas ventrículos direito e esquerdo que bombeiam o sangue para fora do coração. A divisão horizontal é feita por válvulas atrioventriculares: a válvula mitral divide o lado esquerdo em dois; a tricúspide, o lado direito. Os ventrículos são divididos por um septo interventricular.
O átrio direito forma a borda direita do coração e recebe sangue rico em dióxido de carbono (venoso) de três veias: veia cava superior, veia cava inferior e seio coronário. Os orifícios onde as veias cavas desembocam têm os nomes de óstios das veias cavas.
O átrio esquerdo é uma cavidade de parede fina que recebe o sangue já oxigenado; por meio de quatro veias pulmonares. O sangue passa do átrio esquerdo para