resistência dos materias
Barras, Pinos, Parafusos e Chavetas
1. A alavanca é presa ao eixo A por meio de uma chaveta quadrada tem largura d e comprimento de 25mm. Supondo que o eixo esteja fixo e seja aplicada uma força vertical de 200N perpendicular ao cabo, determinar a dimensão d se a tensão de cisalhamento admissível para a chaveta for 35MPa. Determine também a tensão de compressão na chaveta(σc).
Fig. 1
2. O pino está submetido a cisalhamento duplo, visto que é usado para acoplar os três elos. Determinar o diâmetro d do pino se a tensão de cisalhamento admissível for 70MPa e a carga P = 49kN. Determine também a tensão de compressão devido a barra central e devido as barras laterais.
Fig.2
3. O pino da figura 2 determine a carga máxima P que o acoplamento pode suportar se a tensão de cisalhamento admissível para o material for 56MPa e o diâmetro do pino for 1,25 mm.
4. Dimensionar uma barra de aço ABNT 1020 LQ (σe = 210 MPa) seção transversal circular, tracionada com 36kN. Considerar fator de segurança igual a 2.
5. Uma engrenagem transmite um torque de 400 N.m. No mesmo eixo da engrenagem há uma luva de acoplamento para um motor elétrico com 4 parafusos cujos centros estão distantes 6 cm do eixo. O eixo possui diâmetro = 50 mm. Calcular a largura da chaveta (comprimento = 6 cm) e o diâmetro dos parafusos, considerando aço ABNT 1020 LQ e FS = 3. Posteriormente, calcular tensão de esmagamento para os parafusos (espessura da luva = 12 mm) e chaveta (sendo altura = 1,4 vezes a largura e t1 = 60% da altura). Caso a tensão de esmagamento seja superior, redimensione os elementos.
a) A carga tangencial no plano médio da chaveta;
b) A carga tangencial nos parafusos da luva de acoplamento
c) As dimensões da chaveta.
d) Os diâmetros dos parafusos da luva de acoplamentos.
6. Uma engrenagem enchavetada a uma árvore de 2 pol de diâmetro transmite um momento de torção de 12.000 lb x pol, sob carregamento contínuo. Uma chaveta quadrada de ½