Resistores
Geralmente trabalha-se com resistores classificados como resistores ôhmicos. Tais resistores possuem como razão entre a tensão elétrica e a corrente elétrica o valor constante representado pela letra R e denominado resistência ôhmica elétrica.
O cálculo da resistência ôhmica elétrica pode ser matematicamente representado como:
V = R.i
Onde: V = tensão elétrica R = resistência elétrica i = corrente elétrica
Em um circuito elétrico, é muito comum trabalhar com vários resistores associados para se obter resistências muito grandes ou muito pequenas. O nome dado à resistência total da associação de resistores é resistência equivalente. Os tipos de associações estão descritas abaixo.
Associação em série:
Nessa associação, os resistores são colocados um em seguida do outro. A corrente elétrica que percorre os resistores dessa associação é a mesma e possui o mesmo valor i. A tensão elétrica existente entre esses resistores é a soma de cada tensão existente em cada resistor. O esquema abaixo ajuda a visualização dessa associação.
Associação de resistores em série
Onde: R1 = resistência 1 R2 = resistência 2 V = tensão elétrica total
Observação: a tensão da associação em série é calculada como sendo:
V = V1 + V2
Sendo: V1 = tensão elétrica no resistor R1 V2 = tensão elétrica no resistor R2
A resistência equivalente (total) da associação em série pode ser calculada da seguinte forma:
Req = R1 + R2
Associação em paralelo:
Nessa associação, os resistores são colocados um paralelo ao outro. A corrente elétrica que percorre os resistores dessa associação é dividida entre os resistores e depende da tensão de cada