Resistores
Introdução:
Na Aula Prática do dia 27 de setembro de 2012, os alunos tinham como objetivo a familiarização com o instrumento de medida multiteste, o qual possui uma bateria interna, e com o código de cores para resistores. Com isso, conseguimos comparar o valor da resistência de um resistor na prática (medida com o multiteste/multímetro) e na teoria (através da leitura de cores do resistor).
Resistor é um dispositivo eletrônico que apresenta como funções principais: transformar energia elétrica em energia térmica (Efeito Joule) e dificultar a passagem de corrente elétrica, limitando a passagem de corrente elétrica em um circuito, a partir do material empregado, podendo ser de Silício ou de Carbono, sendo este último o mais comum na fabricação de resistores. Entende-se à dificuldade que o resistor apresenta a essa passagem de corrente como sendo sua resistência elétrica.
Desenvolvimento:
A determinação da resistência dos resistores é apresentada por faixas coloridas (código de cores), que obedecem ao seguinte critério: partindo da extremidade, as duas primeiras cores formam um número com dois algarismos; a terceira cor corresponde ao expoente da potência de 10 que multiplica o número inicial; a quarta cor corresponde à tolerância que mostra, percentualmente, a faixa de valores em que pode variar a resistência do resistor.
O código de cores é dado na tabela a seguir:
R=ABx10c+D%
Sendo A a 1ª faixa, B a 2ª faixa, C a 3ª faixa e D a 4ª faixa colorida (tolerância).
Os resistores dados ao nosso grupo eram compostos por faixas nas cores marrom, cinza, laranja e dourado, respectivamente. Ou seja, o valor teórico do resistor era de:
R=18x103+5% ou R=18 kΩ+-0,9 kΩ
Após, foram realizadas medidas da resistência dos mesmos resistores através do aparelho de multiteste (em 20k), obtendo as seguintes leituras:
R1=17,84 kΩ e R2=17,76 kΩ Conclusão:
Notamos que apesar dos valores de resistência