Resistores
INTERPRETAÇÃO DO CÓDIGO DE CORES E MEDIDA DE RESISTÊNCIA COM MULTÍMETRO DIGITAL
1. Objetivo:
• Interpretação do código de cores / medida de resistência com multímetro digital.
2. Informação Teórica
2.1. Resistores
Os resistores são componentes utilizados nos circuitos com a finalidade de limitar a corrente elétrica. Pela associação de resistores é possível reduzir tensões e correntes.
2.1.1. Características do Resistores
As mais importantes características do resistores são:
a) resistência ohmica;
b) percentual de tolerância;
c) potência.
a) Resistência Ohmica
É o valor específico da resistência do componente. Os resistores são fabricados em valores padronizados, estabelecidos por normas. Os valores comerciais no Brasil são múltiplos de dez de:
1 - 1,2 - 1,5 - 1,8 - 2,2 - 2,7 - 3,3 - 3,9 - 4,7 - 5,6 - 6,8 - 8,2.
b) Percentual de Tolerância
Os resistores estão sujeitos a diferenças em seus valores decorrentes aos processos de fabricação. Estas diferenças se situam em 5 faixas de percentual:
20% , 10% , 5% , 2% , 1% de tolerância.
Os três primeiros são considerados resistores comuns enquanto que os demais são chamados resistores de precisão. Deve-se notar que a tolerância pode ser tanto acima como abaixo do valor padrão do resistor.
2.1.2. Simbologia
A simbologia a seguir mostra a representação comumente usada para resistores:
2.1.3. Tipos de Resistores
a) Resistor de filme de carbono: Também é conhecido como resistor de película, sendo constituído por um corpo cilíndrico de cerâmica que serve como base para uma fina camada espiral de material resistivo ( filme de carbono ) que determina seu valor ohmico. O corpo do resistor pronto recebe um revestimento que dá acabamento na fabricação e isola o filme de carbono da ação da umidade. Suas principais características são a precisão e estabilidade do valor resistivo.
b) Resistor de Carvão: É