Resistores
AULA TEMA: Circuitos Resistivos. Lei deOhm.
O Resistor é um componente passivo largamente utilizado em circuitos eletrônicos, é formado por um corpo cilíndrico de cerâmica preenchido com algum material ou filme resistivo. Os resistores são utilizados nos circuitos eletrônicos para limitar a passagem de corrente elétrica e consequentemente, reduzir ou dividir as tensões.
O resistor tem suas particulares características como:
- Resistência Nominal: é o valor de resistência elétrica especificada pelo fabricante, expresso em ohms (Ω).
- Percentual de tolerância: o processo de fabricação dos resistores torna-os imprecisos no seu valor nominal. O percentual de tolerância indica a variação de valor que o resistor pode apresentar em relação ao valor de resistência nominal. Essas diferenças situam-se em quatro faixas de valores percentuais de tolerância: Para resistores de uso geral: ± 10% e ± 5% de tolerância. Para resistores de precisão: ± 2% e ± 1% de tolerância.
Assim sendo, se um resistor de 220Ω ±5% (valor nominal), por exemplo, pode apresentar qualquer valor real de resistência entre 232 Ω e 209 Ω.
- Dissipação nominal de potência: o resistor pode trabalhar com os mais diversos valores de tensão e corrente, transformando a energia elétrica (potência elétrica) em calor. È necessário, portanto, limitar seu aquecimento para evitar sua destruição, pois o resistor pode sofrer danos se a potência dissipada for maior que seu valor nominal. A dissipação nominal de potência é a temperatura que o resistor atinge sem que sua resistência nominal varie mais que 1,5%, à temperatura ambiente de 70º C. A potência nominal é expressa em Watt (W).
TIPOS DE RESISTORES:
Há quatro tipos de resistores, classificados segundo sua constituição: • Resistor de Filme de Carbono; • Resistor de Filme Metálico; • Resistor de Fio; • Resistor para montagem em superfície (SMR).
- Resistor Filme de Carbono: apresenta formatos e tamanhos variados,