resistor não ohmico
1Faculdade Estácio de Sá Campus Vitoria
Turma nº 3156- terça feira – Noite –1º Horário - Física Experimental III
Resumo: Verificar se os resistores são ou não condutores não ôhmicos através da montagem de um circuito elétrico utilizando um voltímetro e um amperímetro, um painel para associação de resistores EQ027B, um conjunto de conexão de fios, uma pilha D e uma lâmpada de 12 volts conectadas aos instrumentos. Anotar os valores de voltagem e amperagem e então montar um gráfico e observar o condutor analisado.
Palavra-chave: Resistor não ôhmico.
1. INTRODUÇÃO E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A partir dos dados coletados dos experimentos realizados em laboratório teremos como objetivo neste relatório identificar se os resistores são ou não condutores não ôhmicos. Primeiramente, deve-se lembrar que a lei de Ohm está intimamente relacionado com o fluxo de elétrons, pois ela prevê que este está proporcional a diferença de potencial entre dois pontos. Quando se aplica um tensão U em um condutor elétrico fechado, é criada automaticamente uma corrente elétrica I. Entretanto, há uma constante em cada material que mede a proporção em que a corrente aumenta em relação a tensão. Essa constante é denominada Resistência elétrica e sua unidade de medida é Ohm (Ω).
A Lei de Ohm, convencionada por tal nome em homenagem ao seu criador Georg Simon Ohm, basicamente prevê que a tensão elétrica exercida entre dois pontos de um condutor é proporcional a corrente elétrica no condutor. Os resistores são elementos que transformam energia elétrica em energia térmica, impedindo o fluxo de elétrons pelo condutor e o aquecendo progressivamente. Temos como exemplo resistores de uso diário o chuveiro elétrico, o ferro de passar e a torradeira. Todos os objetos que usamos que necessitam de energia elétrica possuem resistência, portanto, todos transformam energia elétrica em energia