Resistividade do Solo
Por que se deve determinar a resistivi-dade do solo
A Resistividade do Solo é mais necessária ao determinar o design do sistema de ater-ramento para novas instalações (aplicações de campos verdes) para atender aos seus requisitos de resistência de aterramento. Idealmente, você encontraria um local com a menor resistência possível. Mas, as condições de solo precárias podem ser superadas com sistemas de aterramento mais elaborados.
A composição do solo, o valor de umidade e temperatura afetam a resistividade do solo. O solo raramente é homogêneo e a resistência do solo varia geograficamente e em profundida-des diferentes.
O valor de umidade varia de acordo com as estações do ano, com a natureza das camadas in-ternas do solo e com a profundidade dos lençóis freáticos. Como o solo e a água geralmente são mais estáveis em estratos geológicos mais profundos, recomenda-se que as hastes de aterramento sejam colocadas o mais profundamente possível, no lençol freático, se possível. Além disso, as hastes de aterramento devem ser instaladas em um local com temperatura está-vel, ou seja, abaixo da linha de congelamento.
Para que um sistema de aterramento seja eficaz, ele deve ser projetado para resistir às piores condições possíveis.
Como faço para calcular a resistividade do solo
O procedimento de medição descrito abaixo usa o método Wenner, que é aceito universal-mente e foi desenvolvido pelo Dr. Frank Wenner do Bureau of Standards dos EUA em 1915. (F. Wenner, Um Método para Medir a Resistividade do Solo; Bull, National Bureau of Standards, Bull 12(4) 258, p. 478-496; 1915/16.)
A fórmula consiste em: dividir ohm centímetros por 100 para converter para ohm metros.
Redes de terras-resistividade do solo
Em termos teóricos a resistividade de um solo não é mais do que a resistência medida entre duas faces opostas de um cubo, de composição homogénea, com um metro de aresta. A sua unidade é o ohm.metro. A resistividade do