Resistividade do Solo
SOLO
ENSAIOS
RESISTIVIDADE DO SOLO
RESISTIVIDADE - Resistividade elétrica (também resistência eléctrica específica) é uma medida da oposição de um material ao fluxo de corrente eléctrica. Quanto mais baixa for a resistividade mais facilmente o material permite a passagem de uma carga eléctrica. A unidade SI da resistividade é o ohm metro ( m). (WIKIPÉDIA)
A utilidade dessa corrente elétrica no meio agrícola provém do fato que os componentes físicos existentes no solo, apresentam diferentes níveis de condutividade elétrica (Lund et al., 1998). A corrente elétrica pode ser conduzida através da água intersticial que contêm eletrólitos dissolvidos e através dos cátions trocáveis que residem perto da superfície partículas de solo carregadas e são eletricamente móveis em vários níveis (Nadler & Frenkel, 1980).
A solução eletrolítica existente no solo é fundamental para a condutividade elétrica. De acordo com Freeland em 1989, solos com baixo teor de umidade apresentam resistência elétrica muito alta. Alguns minerais presentes aparecem como isolantes, apesar de que em alguns solos pode existir uma pequena corrente sendo conduzida através da superfície das partículas. Portanto, o valor obtido para a condutividade elétrica de um solo é principalmente devido ao seu teor de água e de sais dissolvidos.
A condutividade elétrica (CE) tem atraído a atenção como uma ferramenta utilizada para formação de mapas, pois se mostra como um método rápido e econômico, indicativo da produtividade do solo (McBRIDE et al.,1990). Segundo Molin et al. (2005) além dos mapas de produtividade, investigações relacionadas a condutividade elétrica do solo podem auxiliar, pois facilitam a mensuração de conteúdo de argila (WILLIAMS e HOEY, 1987), conteúdo de água (McBRIDE et al.,1990), capacidade de troca catiônica e teores de cálcio e magnésio trocáveis
(KACHANOSKI et al., 1988), profundidade de camada de impedimento (DOOLITTLE et al., 1994) e (CLARK et al.,