Estratificação do solo
O solo não é homogêneo e a profundidade de penetração das correntes escoadas para a terra depende do tamanho do ‘terra’, portanto, a resistividade efetivamente vista por um sistema de aterramento não é igual à resistividade de cada camada separada.
A resistividade que o solo apresenta ao sistema de aterramento depende dos seguintes elementos:
• do número de camadas do solo (com resistividades e profundidades diferentes); • da geometria do sistema de aterramento e de suas dimensões.
Daí surge o conceito de resistividade aparente!
Definição:
A resistividade aparente de um sistema de aterramento é a resistividade vista pelo sistema de aterramento em integração com o solo, considerada a profundidade atingida pelo escoamento das correntes elétricas. Para a determinação da resistividade aparente, é usual reduzir o solo a duas camadas.
A obtenção da resistividade aparente é feita após o processo de estratificação do solo e depois de definido o sistema de aterramento a ser utilizado, se serão hastes alinhadas, cabo nu enterrado, cantoneira, ou malha.
Se f(g) é a função que descreve a resistência do ‘terra’ em função da geometria do sistema de aterramento, então a resistência RT será dada por: RT a f (g)
a : resistividade aparente
Feita a estratificação do solo, o procedimento para determinação da resistividade aparente para um dado sistema de aterramento segue os passos:
1. Reduzir o solo a duas camadas (ρeq e ρn+1);
2. Calcular o coeficiente de penetração das correntes escoadas α;
3. Calcular o coeficiente de divergência β (similar ao coef. K de reflexão);
4. Obter o valor de N usando-se as curvas de Endrenyi.
Conceito; A resistividade e o parametro que traduz a principal caracteristica eletrica do solo (simbolo )
A resistividade do solo e igual a resistencia de um volume de solo cuja area da secao transversal e um metro quadrado e cujo comprimento e um metro.
A unidade da resistividade do solo e