resistencias em cabo delegado e niassa
As fases da Resistência em Cabo delegado e Niassa:
A ocupação Militar colonial dos territoriais que constituem hoje as províncias de Cabo delegado e niassa, efectivou-se em 4 fases distintas:
• Os portugueses passando da ilha do Ibo para o continente ,tentaram obter vassalagem dos chefes locais que permitissem reclamar , a nível da diplomacia internacional a posse do Norte de moçambique.
Em 1890 ,os Portugueses fizeram uma expedição pelo rio legenda que é derrotado nas terras do chefe mataca;
• Os portugueses em 1891 entregam os territórios de Cabo delegado e Niassa a companhia de niassa. Apoiada por soldados portugueses e simpaios moçambicanos, a companhia tenta ocupar várias regiões do interior .
Neste ano é destruida a povoação do chefe mataca e erguido um posto militar em metarica entre 1900 a 1902 , são ocupadas mesumba e metangula;
A resistência tenaz dos camponeses e a ocupação do trabalho forçado e acabar por expulsar os representantes da companhia de muitas regiões cituadas entre o rio lugenda e o lago Niassa;
• Em 1910 , a companhia consegue mais dinheiro para as operações de conquista. O território do chefe mataca é sistematicamente violado e as aldeias destruídas e construiu um posto militar em 1912, e tentata a ocupação total de cabo delegado e niassa;
• Durante a primeira guerra mundial que decorreu em 1914 ate 1918 , os portugueses estabelecem comandos militares e guarnições e ocupa o planato dos macandes.
Entre “1919-1920” (crise económica) a companhia ocupa posições deixados pelo estado portugues com um território tão vasto e com falta de capitais.A companhia começou a montar máquinas administrativas assentes fundalmentalmente nas Baionetes ,sipaios muitas vezes simples cabos.Em algumas regiões com colaboração de autoridades tribais .
A resistência macande 1920 foi apresentada ou seja aparentemente foi o