Resistencia
Qualquer coisa que esteja a trabalhar - por exemplo, a mover outro objeto, a aquecê-lo ou a fazê-lo ser atravessado por uma corrente eléctrica - está a gastar energia (na verdade ocorre uma "transferência", pois nenhuma energia é perdida, e sim transformada ou transferida a outro corpo). Portanto, qualquer coisa que esteja pronta a trabalhar possui energia. Enquanto o trabalho é realizado, ocorre uma transferência de energia, parecendo que o sujeito energizado está a perder energia. Na verdade, a energia está a ser transferida para outro objecto, sobre o qual o trabalho é realizado. No âmbito economico e tecnológico, a energia refere-se a um recurso natural e aos elementos associados que permitem fazer um uso industrial do mesmo.
Para a física, a energia é uma magnitude abstracta que está ligada ao estado dinâmico de um sistema fechado e que permanece invariável com o tempo. Trata-se de uma abstração que é atribuída ao estado de um sistema físico. Tendo em conta as suas diversas propriedades (composição química, massa, temperatura, etc.), todos os corpos possuem energia.
Pode-se detalhar diversos tipos de energia consoante o campo de estudo. A energia mecânica, por exemplo, é a combinação da energia cinética (gerada pelo movimento) e a energia potencial (relacionada com a posição de um corpo dentro de um campo de forças).
Entendida como sendo um recurso natural, a energia nunca é um bem só por si, mas antes um bem intermédio que permite satisfazer outras necessidades na produção de bens e serviços.
A energia também pode ser classificada de acordo com a fonte. Dá-se o nome de energia não renovável àquela que provém de fontes esgotáveis, como a que vem do petróleo, do carvão ou do gás natural. Por sua vez, a energia renovável é virtualmente infinita, como é o caso da