resistencia electrica
é a propriedade do condutor que mede a oposição* à passagem da corrente elétrica. Esta corrente pode encontrar maior ou menor dificuldade ao passar por uma carga. Assim, quanto maior o valor da resistência menor será a intensidade da corrente e, quanto menor a resistência, maior a corrente.
A resistência elétrica representada pela letra “R” é medida em Ohm, cujo símbolo é a letra Grega “Omega*”. A resistência elétrica pode ser aplicada de diversas formas, tais como: em lâmpadas incandescentes; fusível; ferro de passar roupa e muitos outros.
A resistência de um fio é definida como sua oposição à passagem de elétrons. Quatro fatores determinam a resistência de um fio: seu comprimento, a área da seção transversal*, a temperatura e o material. As substâncias metálicas, em geral, são classificadas como bons condutores de eletricidade.
Comprimento do Material - quanto maior o comprimento, maior será a resistência elétrica do material.
Á rea de Seção Transversal - quanto maior a área, menor será a resistência elétrica do material.
Resistividade do Material - os materiais com pequeno número de elétrons livres em seus átomos, à uma temperatura ambiente, possuem resistividade* maior. Já os que possuem muitos elétrons livres, como os metais em geral, são bons condutores, logo, possuem baixa resistividade.
Temperatura - para a maioria dos materiais, a resistência elétrica aumenta à medida que a temperatura aumenta
Tensão Elétrica: também conhecida por Potencial elétrico, é a quantidade de cargas elétricas em um corpo. Se dois corpos têm quantidades diferentes de carga e, portanto, potenciais diferentes, há entre eles uma diferença de potencial. Para facilitar, a partir de agora, sempre que tratarmos dessa força, vamos chamá-la de tensão elétrica ou simplesmente tensão.
A Tensão elétrica é representada pela letra “E” ou também pela letra “V”. A tensão é medida em volts, cujo