Patologias em edificios
Projecto de uma Estrada
Índice
1. Introdução No âmbito da disciplina de Vias de Comunicação II, foi proposto a continuaçao do trabalho realizado em Vias de Comunicaçao I. A conceção do projeto está dividida em duas fases, a primeira corresponde ao cálculo de movimentos de terra ao longo do desenvolvimento da estrada, e a parte final consiste na aplicação dos órgãos de drenagem necessários, bem como o seu dimensionamento. Para a sua concretização é necessário primeiramente conhecer as condicionantes impostas pela entidade adjudicante bem como as normas a seguir.
Todas as tarefas vieram ao encontro da matéria lecionada durante as aulas, e foram desenvolvidas em trabalho de grupo ao longo das aulas práticas, tal como em horas extracurriculares.
No presente relatório constam todas as tarefas realizadas ao longo do semestre, bem como as respetivas conclusões e anexos. Como condições impostas à estrada, consiste n as inclinações dos taludes em funçao da sua altura, de forma a respeitar os requisitos de segurança, e nos meis de transporte utilizados no movimento de terras. Para o desenho dos perfis transversais, foi fornecida a planta topográfica com o traçado e o pente.
Todas as tarefas vieram ao encontro da matéria lecionada durante as aulas, e foram desenvolvidas em trabalho de grupo ao longo das aulas práticas, tal como em horas extracurriculares.
No presente relatório constam todas as tarefas realizadas ao longo do semestre, bem como as respetivas conclusões e anexos.
2. Movimento de Terras Apos fornecido a planta topografica e o pente, realizou-se o estudo do percurso para ter uma precepçao se está minimamente bem nivelado pois não convém que esteja sempre a subir e descer colinas, nem contornar todas as elevações, ficando assim com muitas curvas e ladeiras, o que além de tudo não oferecia segurança aos condutores. Então, para evitar isso, é realizado um