Resistencia dos materiais
Os microrganismos, também chamados de germes ou micróbios é um grupo extremamente variado de seres vivos que não podem ser vistos a olho nu, como o vírus, bactéria, protozoário e muitas algas e fungos microscópicos.
Embora sejam muito pequenos, os microrganismos são de extrema importância para a vida no planeta, assim como tem um grande impacto sobre as atividades humanas. Em geral os associamos somente às doenças que eles causam nas plantas e nos animais, incluindo os homens, porém, não diminuindo a sua importância, os microrganismos patogênicos são uma minoria.
Os micróbios vivem praticamente em todos os ambientes possíveis, no ar, no solo, na água, no interior de outros organismos, e nas mais variadas condições climáticas, até mesmo em regiões abissais do oceano, onde nenhum outro organismo consegue viver.
Os microrganismos são objeto de estudo da microbiologia, ciência com poucos séculos de existência, que pode ser entendida dos processos biológicos e como ciência biológica aplicada lidando com questões práticas da medicina, agricultura, veterinária e indústria.
Questionário da página 6 1) Qual a finalidade prática de se conhecer os microrganismos do ambiente?
Resposta: É importante conhecer os microrganismos do ambiente para saber se são patogênicos ou não, e também para determinar se as condições (nutrientes, umidade e temperatura) do meio são propicias ao crescimento e sobrevivência desses microrganismos.
2)Qual a importância de se cultivar microrganismos em laboratório?
Resposta: Os microrganismos são cultivados em laboratório para a produção de medicamentos, vacinas, produtos alimentícios, enzimas, e uma série de compostos. Além disso, parapesquisa (otimização de processos existentes, criação de novos produtos, novas formas de produzir algum produto de interesse, estudos dos seres vivos, de doenças e comportamentos de células). Eles são utilizados pela facilidade de manipulação e rápido ciclo de vida.
3)Quais as precauções que