RESISTENCIA DOS MATERIAIS 1
Essa forma será utilizada para o ponto de plastificação total da seção.
Na plastificação total da seção, quando todos os pontos escoarem e as tensões ficarem distribuídas, a situação é considerada como a máxima carga que o corpo de prova poderá suportar, pois não há condição de um aumento do momento interno, devido a distribuição das tensões ao longo da seção transversal.
Considerando-o um material sem encruamento, e utilizando a fórmula a cima, vem:
Integrando :
Mp é a carga de plastificação. É, teoricamente, a carga máxima que a seção pode suportar num material sem encruamento. No início de escoamento temos Me = σE Wf, logo a relação entre a carga de início de escoamento e a de plastificação é:
ou,
na qual, k é chamado de fator forma, devido a sua relação com a forma da seção transversal, na hipótese de um material elasto-plástico ideal. Levando em conta a seção circular utilizada, na teoria, temos o k≈1,7
No experimento : Ou seja, o momento exigido para plastificar toda a seção é maior do que para o requerido para o início de escoamento. Levando em conta que a barra tenha que suportar todo o momento Mp, é necessário que essa possua ductilidade suficiente, de modo a permitir a plastificação de toda a seção, pois caso contrário terá início da ruptura com uma carga inferior à carga de plastificação.