Resist Ncia
Nesse relatório vamos discutir os sinais das cargas através de processos de eletrização, utilizando o gerador de Van Der Graaff, levando em consideração que os átomos da matéria são formados de uma grande quantidade de partículas, dentre elas, as mais conhecidas são os prótons (carga positiva), o elétron(carga negativa) e o nêutron(carga nula).
Diz-se que que quando o número de prótons em um átomo é igual ao número de elétrons, este permanece neutro. Pode-se estender este raciocínio à matéria em geral, esta condição é chamada de Equilíbrio Eletroestático.
No entanto, este equilíbrio pode ser desfeito, isto é possível a partir de um processo chamado de eletrização, que pode ocorrer de três maneiras: atrito, contato e indução.
Para reproduzir este processo é utilizado um equipamento chamado de Gerador de Van Der Graaff.
O fato da carga elétrica se transferir integralmente de um corpo para o outro quando há contato interno, constitui o princípio básico do Gerador de Van Der Graaff, onde num equilíbrio de um pequeno condutor de carga positiva o campo elétrico é nulo.
Realizamos a indução de um contato com um bastão metálico, onde cargas desenvolvidas nas correias durante o contato destas com as polias aderem a elas e são por meio delas transportadas, elas vão se acumulando na esfera até que a qualidade de um material isolante seja atingido.
1
OBJETIVO
Demonstrar através do experimento o funcionamento da energia estática, por isso, utilizamos o gerador de Van Der Graaff, com a finalidade de gerar um campo elétrico, demonstrando os fatores envolvidos para sua existência, tais como: eletrização por atrito, por indução e por contato.
PROCEDIMENTO
Para realizar o experimento, o gerador de Van Der Graaff foi ligado à energia elétrica. Após o gerador ser ligado, observamos que acelerou um pouco e depois aproximou-se (sem encostar), o bastão de alumínio no gerador, que funciona