ATPS DA CLAUDIA
CARACTERÍSTICAS
Surgimento da leitura e da escrita na Antiguidade
Consta nos registros que o surgimento da leitura e escrita se deu a cerca de 1250 A.C, por meio de representação de desenhos de animais e objetos do cotidiano na antiguidade.
Como era o processo de alfabetização na antiguidade.
O segredo da alfabetização era o trabalho da leitura e cópia.
Os alunos liam algo já escrito e depois copiavam por inúmeras vezes até compreender o significado de cada desenhos, a partir daí escreviam seus próprios textos.
Ênfase dada pelas primeiras cartilhas escolares até cerca de 1950.
Surgiu no Renascimento.
As primeiras obras sobre alfabetização surgiu na Europa século XV e XVIII.
O aparecimento das cartilhas no Brasil ,surgiu na década de 50, a alfabetização com ênfase a produção da escrita e não mais a leitura. Começou a ter texto elaborados através da pedagogia de Paulo Freire.
As cartilhas eram livros esquemáticos que eram muito difícil e para solucionar e com isso foi criado o manual do professor. A partir dos anos 50, foi criado os exercícios de prontidão, que foi elaborados por psicólogos.
Como ocorre o processo de alfabetização em tempos atuais.
Ainda na pratica escolar o comum em nossas escolas o apoio da cartilha, mas os profissionais que conduz um processo de alfabetização diferente do método da cartilha procura utilizar o processo de ensino com a aprendizagem apostando na capacidade dos alunos de aprender a ler e escrever no primeiro ano escolar com habilidades que se desenvolvam com anos seguintes. Ainda assim mesmo um profissional atualizado se apóia em parte da cartilha tradicional.