Resist Ncia Caracter Stica Do Concreto
A resistência a compressão é a forma mais palpável e que melhor representa a qualidade do concreto. Para medir a resistência é necessário realizar o ensaio segundo a NBR 5739/2007.
Chamamos de resistência característica do concreto a resistência do concreto utilizada para cálculos estruturais. Ou seja, os cálculos feitos após os ensaios para saber a melhor forma de realizar determinado projeto.
Todo este calculo de resistência é feito com o intuito de diminuir possíveis riscos e trazer segurança.
Ensaio
Como faz
O passo inicial é pesar a proporção correta de pedra. Após a pesagem depositam-se as pedras na betoneira. O mesmo processo é feito com a água que em seguida ao ser despejada na betoneira. Enquanto a pedra e água estão na betoneira, a areia e o cimento são pesadas cada qual na sua porção ideal.
Após isso a porção de areia é despejada na betoneira e logo em seguida também é lançada a porção de cimento; a betoneira mistura os materiais até que se tornem homogêneas.
Colocam-se em piso nivelado as fôrmas cilíndricas de aço para moldagem e em cada fôrma preenche-se até a metade com o concreto preparado anteriormente, após o enchimento das fôrmas é necessário dar 12 golpes de bastão para que assim a mistura que esta no fundo se assente corretamente no molde. Depois, preenche-se o restante da fôrma com o restante do concreto e novamente repetem-se os golpes com o bastão.
As fôrmas tem que ficar em descanso por 24horas, mas antes disso deve-se fazer o acabamento delas de forma padronizada e etiquetar uma por uma com um numero de série e a data.
O corpo de prova deve ser armazenado em câmara úmida e com umidade controlada durante 7, 14, 28 ou até 63 dias, varia de acordo como o cliente.
Depois do tempo de cura o corpo de prova é levado para a retifica e lá ele sua superfície será polida e nivelada ou então o corpo é nivelado através do uso de enxofre quente.
E por ultimo o corpo é levado para a máquina de compressão