Relatorio de Estágio UBS
O campo de prática realizado no 5° semestre da disciplina de Saúde Coletiva II do curso de enfermagem da Faculdade Integrada de Santa Maria (FISMA) foi realizado na Unidade Básica de Saúde (UBS) Oneyde de Carvalho, uma unidade de saúde mista, ou seja, funciona como UBS e Estratégia da Saúde da Família (ESF), com a supervisão da enfermeira Lindamara de Mello Martins. O período dessa prática foi do dia 22 de maio de 2014 até o dia 27 de junho de 2014, na quarta-feira, quinta-feira e sexta-feira, nos horários estipulados das 7h até as 12h.
O nível da Atenção Básica é chamado também de “porta de entrada” do sistema de saúde, e sua estruturação teve como pressupostos as ideias Atenção Primária à Saúde que foram divulgadas na Conferência Mundial de Alma-Ata, em 1978. Hoje a Atenção Básica vai além da atenção primária.1 Na caracterização do campo, serão citados os fundamentos da Atenção Básica segundo a Política Nacional de Atenção Básica.
Este campo teve como objetivo a aprendizagem das realizações prática em UBS e ESF para a familiarização do papel do enfermeiro de acordo com as teorias estudas em aulas teóricas dentro da referida instituição de ensino.
Neste relatório constará a descrição da área física do campo de prática, o contexto social, a composição da equipe de trabalho, a função do enfermeiro neste campo, as atividades lá realizadas com referencial teórico sobre algumas realizações e os aspectos positivos dessa prática.
CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO
A UBS Oneyde de Carvalho fica localizada, na Rua Otacilio Pithan, s\nº, Vila Lorenzi em de Santa Maria/RS.
A reorganização dos serviços e das ações de saúde, no Brasil, foi caminhando no sentido de enfrentar e tentar modificar um modelo baseado em ações dicotômicas: por um lado, ações exclusivamente voltadas para o diagnóstico e para o tratamento de doenças; por outro, a Saúde Pública atuando apenas por meio de campanhas e do controle de ações transmissíveis. Quando chegamos em uma comunidade,