RESINA URÉIA-FORMALDEÍDO (CH4N2O.CH2O)x

795 palavras 4 páginas
FASB - FACULDADE SÃO BERNARDO
LABORATÓRIO DE QUÍMICA ORGÂNICA III

RESINA URÉIA-FORMALDEÍDO (CH4N2O.CH2O)x

Disciplina: Laboratório de Química Orgânica III - 3º A
Profª: Isabel Pereira
Data do Experimento: 18/02/2014
Nomes: Felipe Grazielle Dias Frasson Jaquelline

1. Objetivo

Obtenção da resina uréia-formaldeído a partir da reação de polimerização por condensação, e o cálculo de seu rendimento.

2. Introdução

O termo resina (resin) se apresenta sob a forma de gotas sólidas assim como líquidos muito viscosos, de cor amarelada, transparente e podem ser encontradas no tronco de árvores como o pinheiro. As resinas são materiais solúveis e fusíveis de peso molecular alto, que amolecem gradualmente por aquecimento e são insolúveis em água, porém solúveis em alguém tipos de solventes orgânicos.
Possuindo baixa resistência à umidade, e o obtida pela condensação de formaldeído com ureia, as resinas ureia-formol são usados como os principais adesivos na fabricação de painéis de madeira processada. Sendo obtido através de um processo de polimerização por condensação, o polímero ureia-formaldeído é um polímero tridimensional e quando puro é transparente. Por ser um derivado do petróleo, esta substância eleva o custo do adesivo e consequentemente o custo total de suas chapas.
A resina ureia-formaldeído possuí como características físicas a sua solubilidade em água, como em etanol na fase inicial de sua polimerização. Após atingir a estrutura tridimensional com ligações cruzadas, ela se torna insolúvel em água e solventes orgânicos.

3. Materiais e Reagentes:
Suporte com tela de amianto
Proveta
Baqueta
Béquer
Formol (d = 1,1 g/cm³) 37%
Uréia
Hidróxido de Amônio
Ácido Bórico

4. Procedimento:
Inicialmente foram adicionados em um béquer de 100 mL, 11 mL de formol e adicionado hidróxido de amônio para o ajuste do pH de forma

Relacionados