Pesquisa de Classe - Acetileno
Campus Pelotas
Coordenadoria de Química
Curso Técnico Integrado em Química
Reações de Classe - Acetileno
Turma Quí5 BV
Estefani Jansen e Pâmela Costa
Pelotas/RS, junho de 2013.
1 – Introdução
Os compostos estudados pela química orgânica são divididos em várias famílias, umas dessas é a dos hidrocarbonetos, que entre suas subdivisões, possui a classe dos alcinos, aos quais pertence o acetileno.
O acetileno foi sintetizado em laboratório pela primeira vez no ano de 1859 por Pierre Eugène Marcelin Berthelot, um médico, químico, botânico, filósofo e político francês.
Esta substância era utilizada antigamente para iluminação das cidades, visto que sua chama proporciona bastante iluminação. E também pelos exploradores de cavernas, pois uma pequena quantidade de acetileno produz uma chama que libera, durante combustão, bastante calor e luz, deste modo, era possível permanecer mais tempo dentro das cavernas usando uma pequena quantidade de acetileno. Hoje em dia as chamadas “lanternas de carbureto”, como ficaram conhecidas as lanternas que utilizavam esse gás, estão sendo substituídas por lanternas a pilhas.
Devido ao fato de sua chama azul chegar a temperatura de aproximadamente 3000ºC, atualmente o acetileno é muito utilizado como gás nos maçaricos oxiacetilenos, que tem utilidade para cortar chapas de aço e soldar.
É utilizado também como matéria-prima para fabricação de solventes industriais, de explosivos, de borracha sintética, de plásticos, como o acrílico, e na síntese de compostos orgânicos, como o ácido acético.
Tem utilidade ainda no amadurecimento de frutas apanhadas ainda verdes, para tal uso basta colocar estas frutas em uma atmosfera que contenha gás acetileno.
2 – Objetivo
Obter e engarrafar acetileno partindo do carbureto de cálcio e verificar suas propriedades químicas.
3 – Materiais e métodos
3.1) Obtenção do acetileno
Dentro da capela, adiciona-se