Acetileno
O acetileno, conhecido pela nomenclatura IUPAC por etino, é um hidrocarboneto da classe dos alcinos. É o alcino mais simples, constituído por dois carbonos e dois
Hidrogênios (C2H2) . Os dois átomos de carbono estão ligados através de uma tripla ligação. É um gás incolor, de odor desagradável que se liquefaz à temperatura de -83 °C e solidifica a -85 °C. É muito instável; sob pequenas compressões se decompõe com muita facilidade liberando energia. É armazenado em cilindros de aço, sob pressão, dissolvido em acetona.
Uso
O etino pode ser polimerizado facilmente a temperaturas elevadas obtendo-se uma
gama variada de produtos. Os sais inorgânicos semelhantes aos compostos de carbeto contêm o íons (C2)-2, apesar do próprio etino ser um composto neutro.
Devido a sua queima extremamente exotérmica, é usado em larga escala na solda autogênica (solda oxiacetilênica), no corte de metais por maçarico, na fabricação de objetos de vidro e em diversos processos que requeiram altas temperaturas. No maçarico oxiacetilênico obtêm-se temperaturas de 2500 a 3000°C.
Dentre suas aplicações na indústria química como matéria-prima, encontra-se a
síntese de centenas de compostos, dentre os quais os mais destacados são o etileno, o etanol, o acetaldeído, diversos compostos organoclorados, especialmente solventes como o clorofórmio e o ácido acético. É utilizado também na produção de borracha sintética e polímeros.
Seu uso esta em processo de ascendência atualmente devido às novas tecnologias em catalisadores e as pesquisas na área.
Aspecto:
Gás inflamável, pode conduzir espontaneamente a violenta reação. O acetileno puro é
incolor e inodoro. As impurezas contidas no acetileno geram um odor característico de alho, devido à presença de Arsina. É normalmente encontrado dissolvido em meio líquido Acetona. Incompatibilidade química: Incompatível para produtos da subclasse
2.3 que apresentem toxicidade por inalação LC50 1000ppm.
EPI: