resina composta
A resina composta é um material usado na odontologia com a finalidade de restaurar (estética e funcionalmente) os dentes.
Sua aplicação é bem ampla, podendo ser usado para mudar a forma dos dentes, restaurar dentes fraturados, preencher cavidades provocadas pela cárie e minimizar imperfeições do esmalte dentário. É tido como um material restaurador com grande apelo estético por aproximar-se bastante das características naturais dos dentes, como: cor, textura, brilho, fluorescência etranslucidez.
Com o avanço tecnológico crescente dos materiais restauradores odontológicos, atualmente é possível encontrar resinas compostas de diversos fabricantes com uma durabilidade similar a outros materiais restauradores (classificados como estéticsamente inferiores).
A resina composta liga-se ao dente através de uma união micromecânica, ou seja, liga-se inicialmente a um sistema adesivo, que por sua vez, encontra-se ligado diretamente aos tecidos mineralizados do órgão dentário (esmalte e dentina).
O advento da técnica do condicionamento ácido do esmalte e o surgimento das resinas compostas representam os maiores progressos na Dentística Restauradora, mais especificamente na ciência e a arte de se restaurar cosmeticamente os dentes anteriores. Com o aparecimento mais recente dos cimentos ionoméricos e de resinas que apresentam uma forte união tanto com o esmalte como a dentina ( adesivos para esmalte/dentina ) as técnicas restauradoras foram aperfeiçoadas e as restaurações obtidas de uma forma ainda mais biológica e conservadora.
As resinas compostas, em associação com a técnica do condicionamento ácido do esmalte e cimentos ionoméricos, têm sido largamente aplicadas em praticamente todos os tipos e tamanhos de cavidades.
Provavelmente o sucesso dessas técnicas restauradoras deve-se, particularmente, a alguns fatores por exemplo:
O fato de o preparo cavitário pode ser executado com mínimo sacrifício de estrutura dental sadia.
A restauração pode ser