Reservatorio teorico]
Os métodos de recuperação propõem a injeção de fluidos com o objetivo de deslocar o petróleo para fora dos interstícios da rocha. Desse modo o fluido injetado no reservatório deve mover (empurrando) o óleo para fora da rocha e o fluido que foi injetado deve ocupar o espaço deixado pelo óleo
Quando um fluido é injetado no reservatório com apenas o intuído de deslocar o óleo, ou seja, através de um comportamento puramente mecânico, sem interação de natureza química ou termodinâmica entre o fluido injetado e o óleo, ou até mesmo ente o fluido e a rocha. Este comportamento é o que se espera obter ao se injetar água ou mesmo a injeção de gás através de um processo não miscível.
Além disso, os reservatórios de petróleo e gás possuem água de formação, ou seja, uma quantidade de água natural do reservatório. Para auxiliar na recuperação máxima de óleo, volumes adicionais de água são injetados como fluido deslocante. Durante a produção de petróleo chega à superfície volume de óleo e também volumes de água, esta água produzida deve ser tratada para remoção do óleo para descarte no mar ou utilizada como fluido de injeção voltando para o poço.
Segundo, reinjetar a água de produção tornou-se um método satisfatório para o efeito de gerenciamento de água pelas empresas de petróleo. Através desse processo essas companhias apresentaram ganhos ambientais significativos, acarretando consequências positivas na imagem das empresas diante da sociedade.
Para o