Resenho do livro "o que é arte?", Jorge Coli

2215 palavras 9 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
CURSO DE ARTES VISUAIS – LICENCIATURA

História da Arte I

Elivelto Alves de Souza

Pelotas, 2013 Elivelto Alves de Souza

Resenha do livro: O Que É Arte – COLI, Jorge.

Trabalho apresentado ao curso de Graduação em Artes Visuais - licenciatura, da Universidade Federal de Pelotas, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Artes Visuais.

Orientador (a): Prof.ª Carmen Regina Bauer Diniz

Pelotas, 2013

INTRODUÇÃO

Nesse primeiro capítulo, Jorge Coli afirma que a arte não possui um conceito preciso e claro, pois a mesma é formada por concepções distintas e contraditórias, que impedem uma definição coerente. No entanto, somos capazes de identificar as criações que correspondem a essa abstração, justamente por possuirmos o espírito de contemplação e estima acerca do que nos é apresentado. Em contrapartida, Coli contrasta esse entendimento da arte, gerado através da nossa sensibilidade e, que pode nos deixar cair no incompleto e leviano, com o entendimento da mesma através de mecanismos específicos da nossa cultura.

A INSTAURAÇÃO DA ARTE E OS MODOS DO DISCURSO A hierarquia dos objetos Dentro da nossa cultura, os objetos da arte possuem uma classificação, ou seja, uma hierarquia. Esses objetos são envolvidos pelo “estatuto da arte”. Essa hierarquia é dada pelos instrumentos de nossa cultura, que não fazem uma separação dizendo o que seria objeto artístico e o que não seria, mas intervêm na acomodação desses, mostrando-nos a primazia de uma obra em relação à outra. A partir de critérios surgidos de tal disposição, chegamos ao conceito de obra-prima, que no passado teve julgamento através de critérios de perfeição e domínio de técnicas, por exemplo. Hoje, essas avaliações são amenas e não se prendem à precisão.

Os caminhos do discurso

Relacionados