tecnico
Para podermos adquirir informações sobre doenças que um indivíduo possa ter contraído ou estar desenvolvendo, ou ainda para obtermos informações sobre funções orgânicas, realizamos análises sangüíneas, ou simplesmente ‘‘exames de sangue”, sendo que outras análises também poderão ser realizadas em outros materiais, como por exemplo na urina, no líquor, nas secreções, nas fezes etc. Porém, o sangue é muito utilizado, pois através de coletas adequadas, podemos fazer uma rica e rápida avaliação em estados normais ou de emergência, contando-se ainda com a vantagem de que a coleta de sangue é uma técnica considerada relativamente não invasiva podendo obter-se o material, através de uma punção em uma das veias, ou através de uma pequena picada no dedo.
O sangue é um líquido que flui por todo o corpo, quer transportando oxigênio ou nutrientes pelos tecidos, quer trazendo de volta produtos dos sistemas excretórios, por essa razão os exames de sangue são os pedidos médicos mais comuns pois retratam o estado de saúde do indivíduo, se o mesmo foi afetado por alguma bactéria, vírus, suas condições alimentares, renais, pancreáticas, etc.
Existe uma infinidade de exames de sangue, cada um com a sua finalidade específica, os quais são realizados com técnicas também diferentes, algumas mais simples , outras mais complexas, mais antigas ou mais modernas, como exemplos, temos: hemograma, hematócrito, eletroforeses de hemoglobina e proteínas, glicemia, triglicerídeos, ácido úrico, toxoplasmose, citomegalovírus, etc.
Cada exame solicitado através de pedido médico estará relacionado com o estado no qual o paciente encontra-se e através da avaliação de seus resultados o médico responsável passará o tratamento adequado juntamente com orientações sobre dietas, repouso, atividades, etc.
A coleta
Trata-se de um procedimento muito simples, o qual a maioria das pessoas já fez algum dia, ou precisará fazer, durando aproximadamente de cinco à dez minutos, sendo