resenhas
MBA em Gestão Empresarial com Ênfase em Estratégia – Turma 20
Professor Dr. Annibal Affonso Neto
TEXTOS PARA RESENHAS
TEXTO 1Neto, J. S. A hora da estratégia. Entrevista com Michael Porter. HSM Management 5Nov-Dez 1997.
A publicação trata-se uma entrevista com o especialista Michael Porter, importante autor e referência sobre o tema Estratégia que, segundo ele, deve ser trabalhado pelas empresas para que, assim, garantam uma posição única e diferenciada e se torne possível o enfrentamento da concorrência.
Porter afirma categoricamente em sua entrevista que ser eficiente, ter excelência operacional, implantar as melhores práticas de gerenciamento e avançar na qualidade e produtividade já não basta no cenário atual de extrema concorrência. É necessário ter uma estratégia sólida, exclusiva que envolva uma forma particular de trabalhar, de desenvolver as atividades efornecer um tipo particular de valor.
Este pensamento é reforçado pelo autor quando analisa o crescimento econômico e o futuro do sudeste asiático que deverão adotar formas mais sofisticadas de estratégia e concorrência, pois, em sua visão, a mão de obra barata e disciplinada não mais garantirá o sucesso observado.
O tema central de suas obras foca na criação ou reconhecimento das chamadas vantagens competitivas e, quando questionado especificamente sobre a América latina e o sobre os países do Mercosul, ele reitera que tais vantagens não poderão seguir se baseando nos recursos naturais e baixos salários e, sim, no desafio de se alcançar maior especialização e aproveitar a oportunidade de se explorar o comércio dentro de sua própria região (entre os países que compõem o MERCOSUL por exemplo.
Um ponto alto da publicação é a crítica ao conceito competência essencial do também renomado autor C.K. Prahalad que seria por demais “vago para orientar uma estratégia”. De acordo com Porter a estratégia não pode ser baseada em competências e, sim, em atividades, ou seja, coisas