resenhas
1. Informações Bibliográficas
Autora: Colette Dowling titulo: Complexo de Cinderel editora: Melhoramentos; ano: 2002. 2. Dados sobre o Autora:
- Perfil básico: escritora
- Principais obras publicadas na área: Complexo de Cinderel
3. Dados sobre a Obra
3.1. Resumo O complexo de Cinderela é na verdade, um desvio psicológico pouco comentado, mas que afeta muitas mulheres, causando a sensação de dependência de forças masculinas externas.
É como se esperássemos a chegada do príncipe encantado, que nos libertará de todos os problemas. Mulheres com Complexo de Cinderela buscam refúgio no sexo masculino, mas o mais complicado é que mesmo com essa fuga, essas mulheres continuam considerando sua liberdade como fundamental. Essas idas e vindas de insegurança fazem com que a mulher sinta-se angustiada e dividida: ora quer proteção, ora quer liberdade.
O Complexo de Cinderela, quando não afeta profundamente sua vida pode ser uma boa companhia, pois permite o equilíbrio. Nem feminista demais, nem Amélia demais.
Simplesmente uma mulher equilibrada, independente, mas que pode ter um companheiro ao seu lado disposto a bancar o príncipe quando ouvir pedidos de socorro. A mulher precisa acreditar que a força básica da sua vida é ela mesma. A Evitação, a fuga da libertação só a empurrará para a destruição da sua personalidade, para a anulação do seu ser. Esse é um crime que a mulher comete contra ela por medo de crescer, de se olhar no espelho e ver a imagem de uma pessoa que ela conhece, mas não aceita. O livro lança uma proposta renovadora, por suas vidas, seus ideais. A mulher precisa se olhar de frente e assumir o seu papel no mundo, ter vida própria.
4. Posicionamento Crítico
Valeu à pena ler esse livro, ele contribuiu para reflexão de lidar com o ser mulher. Ele é original, criativo, não encontrei falhas nesse livro, não falta nada nele. O livro ajudou no aprofundamento do assunto do