Resenhas
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE DIVINÓPOLIS – FUNEDI
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE DIVINÓPOLIS – ISED
HISTÓRIA – 1° PERÍODO
EXERCÍCIO AVALIATIVO
ALYSSON MESQUITA MAIA
DIVINÓPOLIS
2014
PERÍODO HOMÉRICO (1200 a.C. - 800 a.C.)
O período Homérico é compreendido entre os séculos XVIII a VIII a. C. e sua característica são as obras escritas por Homero – Ilíadas e Odisseia. A primeira narra a destruição de Troia pelos gregos, tendo Aquiles como personagem principal, e a segunda, as aventuras que Ulisses passou ao retornar para casa. Nesse período o modelo de organização social se baseava no gentílico, ou seja, era um sistema que produzia aquilo que consumia. Assim não precisavam buscar fora da sociedade recursos para lhes atender. A igualdade entre eles era estabelecida pela produção coletiva. E o poder político e religioso era exercido por um pater, cuja transição de poder era hereditária. A estruturação da unidade econômica que compreendia terras, casas, ferramentas, armas e gado, dos quais dependia a sobrevivência do grupo – “oikos” girava em torno do núcleo humano – “genos”.
Os membros do “genos” e escravos é que exerciam o trabalho no “oikos” tais como pastoreio, agricultura de cereais, legumes e frutas, produção de óleo e vinho, fiação e tecelagem. Tanto quanto possível, o “oikos” procurava ser autossuficiente. Já a principal ocupação dos nobres, chefes dos “oikos”, era a guerra praticada contra os vizinhos ou inimigos externos. Havia combates individuais entre os guerreiros que ficavam pesadamente armados. O objetivo das guerras era essencialmente a aquisição de escravos e de metais que o “oikos” não produzia.
Além dos reis e dos nobres, existiam trabalhadores livres – demiurgos – ferreiros, carpinteiros, videntes e médicos, que prestavam serviços aos nobres e ocasionalmente participavam de suas assembleias, como ouvintes, sem direito a tomar decisões. Abaixo dos demiurgos,