Resenha
Campus universitário de Bragança.
Faculdade de Letras
Disciplina: Linguística Aplicada ao Inglês
Resenha
Bagarić, V, Mihaljević Djigunović, J, Definning Comumunicative Competence In: Metodika vol 8, 2007. Pp 94-103
O artigo aborda vários pontos de vista diferenciados entre autores diferentes sobre processo de definição de competência comunicativa que começou na década de 1960.
No primeiro momento as autoras nos dão o conceito de competência comunicativa e atenta para que o termo “Competências” é um dos mais controversos termos na Linguistica.
A autora cita vários conceitos e definições sobre competência de diversos autores como: Savignon, Hymes, Widdowson, Canale, Swain. Todas essas definições partiram de uma primeira a de Chomsky.
Para Chomsky, Competência x Desempenho = Capacidade.
Hymes trouxe a sociolinguística. Para Widdowson, Canale e Swain : competência ≠ capacidade ≠ desempenho. Canale e Swain criaram também os três saberes.
Pesquisadores, interessados principalmente na forma em que se processa a aquisição de uma segunda língua, tais como Canale e Swain, definem os quatro aspectos ou componentes para a Competência Comunicativa:
1. Competência Gramatical: esta competência inclui o conhecimento do léxico, da sintaxe e da semântica de uma língua. Definido por Chomsky o domínio do código verbal e não verbal da língua.
2. Competência Sociolinguística: esta competência abrange a adequação comunicativa ao contexto considerando os participantes e as regras de interação necessárias a um discurso, capacidade de dominar uso de regras socioculturais de uso da língua.
3. Competência Discursiva: nesta competência tem-se a ênfase na habilidade de produzir discursos com coesão e coerência.
4. Competência Estratégica: a soma de todas as estratégias que podem ser usadas por um usuário linguístico nas situações em que a comunicação verbal falha. Algumas destas estratégias são: aproximação dos falantes,