Resenha
Pedagogia 7º Semestre B.
Teoria e Prática Pedagogia VII
Professor: Marco
Leandro Francisco da Silva.
A fala com os professores sobre competência requer atenção e cuidado, pois esses profissionais se preparam e buscam na maioria das vezes um melhor preparo, embora, muitos não façam isso ainda. O fato é que para não ser injusto é preciso ter cuidado para abordar tal assunto com eles. Mas, verifica-se ainda, muita falta de preparo e uso de boas técnicas, o que vemos são alunos fadados a ler e ouvir sem saber de fato para que aquilo servirá e como poderia ser utilizado tal aprendizado. Como o autor cita, a educação brasileira passa por vários problemas e ainda é alvo de muitas críticas e comentários dispensáveis. A escola conta com alunos de todos os lugares e de muita diversidade o que as vezes causa transtornos em sala de aula. E o professor mais uma vez tem que saber lhe dar com todas as diferenças e sair da sala com um sorriso no rosto, o que muitas vezes não é fácil.
O autor esclarece que ainda um caminho longo a ser percorrido pelos professores em busca de fazer que a escola seja um lugar por excelência e que os alunos sejam os melhores frutos de investidas feitas na sala pelos professores que sonham em ver um dia a sala repleta de alunos que sabem os conteúdos e os explicam no dia a dia e mostram que o aprendizado os elevou socialmente, pessoalmente e financeiramente, sendo bom para eles e seus familiares também.
Todo processo de comunicação é caracterizado por uma rede de relações, tendo emissores e receptores, o professor no caso é o emissor, aquele que possui o saber e está na escola para ensinar e o aluno, o receptor é aquele que está na escola para aprender, mais o conhecimento acaba sendo de ambas as partes não somente para o aluno.
No desempenho do professor em sala de aula de forma simples, eficaz e objetiva, sendo mais específico, utilizando técnicas projetivas, empregando os métodos de raciocínio, acaba despertando