Resenha
Uma pergunta que sempre surge nas conversas sobre complicações de e-mail é a seguinte: o que fazer para não deixá-lo tomar conta de nossas vidas? Oferecemos algumas sugestões, quatro dos grandes desafios que mais atormentam as pessoas.
Como manter a caixa de entrada sob controle
São duas formas de ter uma caixa sob controle: a abordagem da mesa arrumada e a da mesa desarrumada.
Algumas pessoas costumam ter as mesas arrumadas sem pilhas de papel acumulados, são capazes de colocar prateleiras de livros e temperos em ordem alfabética, para essas pessoas a abordagem da caixa de entrada zerada é a melhor.
A abordagem é inspirada no livro de David Allen, “A Arte de Fazer Acontecer” onde a idéia principal é: não use sua caixa de entrada como uma sala de espera; limpe assim que possível respondendo e resolvendo e-mail no tempo máximo de 2 minutos. A turma da mesa limpa é defendida por Timothy Ferris, autor de “Trabalhe 4 Horas por Semana”, recomenda ficar offline ao compor respostas e clicar em enviar só quando estiver preparado para se reconectar ao mundo, dessa forma nenhum outra e-mail ira distraí-lo.
Da mesma forma a pessoas que acham impossível manter a mesa limpa. Usamos a caixa de entrada como lista de coisas a fazer, achamos que com um pouco de desordem trabalhamos melhor, que se relermos e-mails lembrando-nos de coisas esquecidas.
Conforme dissemos são duas escolas de pensamentos, uma bem diferente da outra, que, no entanto, tem coisas em comum. Segue alguns truques para ambas as escolhas, caixa zerada ou desorganizada:
• Classifique sua caixa de entrada por remetente e não por data de chegada;
• De um tempo nos bacn (algo usado desde 2007 para e-mails parecidos, com spam);
• Quando sair de férias use o aviso de ausência;
• Finja ser um jogo, observe a rapidez que passa pela caixa de entrada apagando mensagens antigas;
• Se você voltou