Resenha
Título: Adolescentes e jovens em situação de risco psicossocial: redes de apoio social e fatores pessoais de proteção- Estud. Psicol. (Natal) vol.13 no. 2 Natal May/Aug.2008
A análise do artigo relata a investigação de fatores sociais e pessoais que possam servir como proteção a adolescentes e jovens em risco social e pessoal. É um trabalho de pesquisa científico que visa proporcionar alternativas para resolução dos problemas vivenciados no cotidiano de risco psicossocial.
O objetivo desta pesquisa foi o de investigar fatores sociais e pessoais que possam servir como proteção a adolescentes e jovens em situação de risco social e pessoal.
A pesquisa foi realizada envolvendo 852 adolescentes e jovens, cursando o ensino médio em escolas públicas do Distrito Federal, com idade entre 13 e 27 anos, que responderam a um questionário com 109 questões sobre risco e proteção em seu desenvolvimento.
Foi utilizado um questionário para levantamento de fatores de risco e proteção que consta de 109 questões de múltipla escolha em diferentes modelos (múltiplas alternativas, escalas Likert, entre outros), com questões elaboradas a partir de dados da literatura na área e instrumentos utilizados em pesquisas de cooperação nacional e internacional.
Através desta pesquisa visaram investigar os fatores sociais de proteção de adolescentes e jovens do Distrito Federal, compreendendo a importância destes na diminuição do risco e também no estabelecimento da auto-estima, da auto-eficácia e do fortalecimento das relações de apoio em rede, que criam condições para reversão do stress (Branden,1998;Rutter,1987;Werner & Smith,1992).
O resultado obtido é demonstrado através de tabelas, onde os dados encontrados são relacionados aos fatores de proteção.
Pode-se concluir que é necessário considerar que a temática apresentada neste artigo enfatiza a importância de estudos futuros sobre a questão da adolescência e da juventude e do risco e proteção em seu