Projeto pedagogico
1.1 Nome da Instituição/Escola: Universidade Luterana do Brasil
1.2 Título do Trabalho: Relatório de Estágio Curricular I
1.3 Nome do Aluno:
1.4 Nome dos Supervisores de Estágio: Professor Regente: Professor Virtual: Professor Presencial: Karine
1.5 Nome da Disciplina de estágio: Estágio Curricular I
1.6 Nome da Instituição onde realizou o estágio:
1.7 Data: Semestre e ano: 2011/2
2. DESENVOLVIMENTO:
2.1. A AFETIVIDADE E O DESENVOLVIMENTO INFANTIL
A importância da afetividade, no desenvolvimento infantil, vem sendo discutidas por professores, pais e educadores. Na verdade, este tema está presente há vários anos na pauta de discussões, porém, só recentemente tem se constituído de objeto de estudo e pesquisa.
A afetividade faz parte do indivíduo desde seus primeiros minutos de vida e o acompanha durante toda sua caminhada evolutiva, aquela, por sua vez, desempenha um papel extremamente importante para todas as relações do ser humano e seu desenvolvimento. Deste modo, é necessário que o professor saiba reconhecer a importância da afetividade, no uso de sua prática pedagógica, sobre isso, Paulo Freire afirma que: [...] como professor [...] preciso estar aberto ao gosto de querer bem aos educandos e à própria prática educativa de que participo. Esta abertura ao querer bem não significa, na verdade, que, porque professor, me obrigo a querer bem a todos os alunos de maneira igual. Significa, de fato, que a afetividade não me assusta que tenho de autenticamente selar o meu compromisso com os educandos, numa prática específica do ser humano. Na verdade, preciso descartar como falsa a separação radical entre “seriedade docente” e “afetividade”.
Não é certo, sobretudo do ponto de vista democrático, que serei tão melhor professor quanto mais severo, mais frio, mais distante e “cinzento” me ponha nas minhas