Resenha
BORDIN, Patrícia; SARAIVA Cristiane Jardim. O controle interno como ferramenta fundamental para a fidedignidade das informações contábeis. Revista Eletrônica de Contabilidade, v. 2, n. 3, p. 218, 2005.
Apresentada no 1º Simpósio de iniciação Cientifica dos cursos de ciências contábeis de Santa Maria.
Este estudo torna-se indispensável para a segurança da empresa, mostra que os processos se tornam ágeis e de fácil entendimento para os usuários, as autoras com esse trabalham procuraram demonstrar todos os tópicos necessários para uma perfeita utilização do controle interno através dos seguintes tópicos: Controle Interno, Conceito de Controle Interno, Objetivos do Controle Interno, Salvaguarda dos Interesses, Precisão e Confiabilidade dos Informes e Relatórios Contábeis, Financeiros e Operacionais, Estimulo á Eficiência Operacional, Aderência ás Políticas Existentes, Conjugação dos Objetivos do controle Interno, Princípios de Controle Interno, Fazes do Controle, Responsabilidade Pelo Controle Interno, Abrangência do Controle Interno, A Relação do Controle Interno e a Contabilidade e por fim o Sistema de Controle Interno e os Colaboradores.
A elaboração de controles internos serve para evitar o abuso de poder, o erro, a fraude e principalmente, a ineficiência. E diante deste contexto é importante ressaltar que o controle interno não depende somente de procedimentos burocráticos exatamente como nos livros e normas para que funcione de modo satisfatório.O autor afirma que o controle é aplicável a tudo: ás coisas, ás pessoas, aos atos, ou seja: cria-se diversos pontos de vista como: Ponto de Vista Administrativo, Ponto de Vista Comercial, Ponto de Vista Técnico, Ponto de Vista de Segurança e por fim Ponto de Vista Contábil, esses procedimentos servem para coibir ou limitar certos tipos de desvios indesejáveis ou de comportamentos não aceitos
O mesmo autor quando expõe sobre este objetivo de controle,